Toshiki Okada/Chelfitsch
Apresentação Alkantara Festival
2018 marca o 25.º aniversário da Danças na Cidade/Alkantara. A 15.ª edição do festival; a quinta (e última) da sua atual direção artística; os 50 anos do Maio de 68 e 100 anos do final da primeira Grande Guerra.
Comemorar. O Alkantara 2018 vai celebrar os seus 25 anos de vida na linha da frente da cultura portuguesa contemporânea. Mas, ao mesmo tempo, procura subverter essas celebrações: o que fazemos quando comemoramos? Como evitamos a armadilha da nostalgia, da vaidade? Como usamos esse momento para fazer um balanço crítico e atrevermo-nos a um olhar franco sobre o futuro? Sobre o festival, os seus artistas e o mundo com o qual estão tão fortemente relacionados?
Olhando para os muros (sempre maiores) da fortaleza da Europa fortificada, o Alkantara 2018 convida artistas de ambos os lados da Grande Divisão (cada vez maior) para responder aos desafios destes tempos brutais e confusos.
O Maria Matos Teatro Municipal, um parceiro fundamental desde há várias edições do festival, acolhe algumas dessas vozes essenciais para nos gritar ou sussurrar as suas histórias.
Menores de 30 anos 5€
Menores de 18 anos 3€
Assinatura Alkantara: Os bilhetes para este espetáculo podem ser adquiridos com desconto de Assinatura Alkantara Festival exclusivamente nas bilheteiras físicas do Maria Matos Teatro Municipal, São Luiz Teatro Municipal e Teatro Nacional D. Maria II
Sinopse
Prémio de Teatro Kishida Kunio
A 21 março de 2003, na véspera da ofensiva norte-americana e britânica no Iraque, o Japão juntou-se às fileiras militares pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial. Foi com estes acontecimentos como pano de fundo que Five Days in March contou pequenas histórias do quotidiano de um grupo de jovens de Tóquio. Quinze anos depois da sua estreia, Toshiki Okada volta a trabalhar o mesmo texto com um grupo de jovens atores. Mas que alterações se processaram numa sociedade que entretanto enfrentou o terramoto de Fukushima e a sombra de uma guerra?
Com um guião que reflete os coloquialismos do discurso dos jovens japoneses, o uso de discurso que muda de personagem e de espaço a meio das falas dos atores e uma expressão física que exagera gestos subconscientes e outros movimentos corporais, esta obra veio agitar os alicerces do teatro — que até aí haviam sido tidos como certos — abalando assim o mundo do teatro japonês contemporâneo.