Gonçalo Waddington e Carla Maciel
Folha de Sala
O holandês Gerardjan Rijnders é um dos dramaturgos mais fascinantes da atualidade. Após um encontro com o casal de atores Gonçalo Waddington e Carla Maciel, decidiu escrever uma peça de teatro para eles sobre dois outros casais: o casal Macbeth, a partir de Shakespeare, e Kurt Cobain & Courtney Love, a partir da biografia Heavier than Heaven de Charles R. Cross.
“Macbain é uma adaptação da peça Macbeth de William Shakespeare. Aqui vemos o casal Macbeth, rei e rainha, juntos até ao fim das suas vidas.
Na peça de William Shakespeare deixamos de vê-los juntos a partir do quarto ato. Intrigou-me saber como é que este casal iria reagir se tivessem ficado juntos até ao fim. Eu tinha também alguns devaneios sobre pormenores que não tinham sido explicados na própria peça mas que no entanto tinham sido sugeridos no monólogo da Lady Macbeth (ato 1, c 8); Qual seria o juramento que Macbeth teria feito à Lady Macbeth? O que é que teria acontecido ao filho bastardo dela?
Também fui inspirado pela biografia de Kurt Cobain (e consequentemente de Courtney Love) Heavier than Heaven de Charles R Cross que li pouco depois de ter encenado a peça Macbeth em Amesterdão. Fiquei impressionado pelo paralelismo entre a vida destes casais, um ficcional e o outro real; a loucura, a feitiçaria, as drogas, alucinações, a paranoia, a obsessão com bebés (e placentas), a dor e o medo constante e uma relação de amor-ódio intensa na qual o homem age mais como uma criança e a mulher mais como um homem.
A peça Macbain é composta por textos da peça de William Shakespeare, citações de Kurt Cobain e textos meus.
Espero que Macbain acabe por ser um retrato atormentado de um casamento bastante atormentado. Mas que é também uma relação conjugal entre um governante e a sua mulher.
Por isso Macbain é, infelizmente, também um retrato dos que estão no poder.”
Gerardjan Rijnders
Imagem 0.
Imagem 1. A peça inicia-se com uma cena breve de três bruxas. Em seguida, a ação desloca-se para um acampamento militar, onde o rei escocês, Duncan, ouve as notícias da vitória dos seus dois generais, Macbeth e Banquo, sobre dois exércitos inimigos: um vindo da Irlanda e comandado pelo rebelde Macdonwald e outro vindo da Noruega.
No regresso das batalhas, Macbeth e Banquo encontram as bruxas que profetizam que Macbeth será feito thane[1] (um grau da nobreza escocesa) de Cawdor e, um dia, será Rei da Escócia. Profetizam também que Banquo dará origem a uma linhagem de reis escoceses, ainda que o próprio Banquo nunca o venha a ser. As bruxas desaparecem e Macbeth e Banquo não parecem dar grande crédito às profecias até que alguns homens enviados pelo rei Duncan chegam para agradecer aos dois generais pelas vitórias e anunciar que Macbeth foi nomeado Thane de Cawdor. O antigo Thane de Cawdor tinha traído a Escócia e lutado ao lado dos noruegueses, pelo que Duncan, rei da Escócia, o tinha condenado à morte. Macbeth interroga-se sobre a probabilidade do resto da profecia — tornar-se rei da Escócia — vir a revelar-se verdadeira, mas não está certo do caminho a seguir.
Macbeth apresenta-se a Duncan, rei da Escócia, e planeiam jantar nessa noite no castelo de Macbeth, em Inverness. Macbeth escreve a Lady Macbeth contando-lhe todos os pormenores da jornada.
Imagem 2. Ao contrário do marido, Lady Macbeth não tem nenhuma dúvida sobre o rumo a seguir. Deseja que ele se torne rei e, por isso, quer que ele assassine Duncan enquanto este dormir, de modo a conseguir os seus intentos: quando Macbeth chega a Inverness rebate todos os argumentos e convence-o a matar o rei nessa noite. Os dois planeiam embebedar os dois camareiros do rei até eles adormecerem; na manhã seguinte, culpá-los-ão pelo crime e os camareiros, que não se recordarão de nada, serão incapazes de se defender. Quando Duncan adormece, Macbeth apunhala-o, apesar das dúvidas e de visões sobrenaturais de uma faca ensanguentada.
Na manhã seguinte, quando a morte de Duncan é descoberta, Macbeth mata os camareiros — numa demonstração de raiva aparente pelo crime que eles teriam cometido — e facilmente assume o reinado. Os filhos de Duncan, Malcolm e Donalbain fogem, o primeiro para Inglaterra e o segundo para a Irlanda, temendo que quem quer que tivesse morto o pai também os assassinasse.
Receoso da profecia das bruxas que tinham antevisto a tomada do trono pelos herdeiros de Banquo, Macbeth contrata um grupo de assassinos para matarem Banquo e o seu filho Fleance. Os assassinos montam uma emboscada aos dois e conseguem, de facto, matar Banquo mas o filho, Fleance, consegue escapar. Macbeth fica furioso: enquanto Fleance estiver vivo o seu poder não estará seguro.
Imagem 3. Nessa noite, durante o banquete, o fantasma de Banquo aparece a Macbeth. Perante a aparição, Macbeth perde a cabeça e os seus nobres convidados surpreendem-se e interrogam-se. Lady Macbeth tenta desdramatizar o sucedido mas cada vez mais o reinado de Macbeth suscita resistências e dúvidas entre os nobres e súbditos.
Assustado, Macbeth vai visitar as bruxas na sua caverna. Aí, elas mostram-lhe demónios e espíritos que lhe fazem mais profecias: Macbeth deve temer Macduff, o nobre escocês que se opôs à aclamação de Macbeth como rei; também lhe dizem que ele, Macbeth, não será vítima de qualquer conspiração tramada por nenhum homem nascido de mulher e, finalmente, que estará a salvo atá ao dia em que a floresta de Birnam chegue às muralhas do castelo de Dunsinane. Macbeth fica aliviado porque sabe que todos os homens nascem de uma mulher e que as florestas não se movem.
Imagem 4. Quando sabe que Macduff, refugiado em Inglaterra, se juntou às forças de Malcolm, Macbeth ordena a tomada do castelo de Macduff e, cruelmente, a morte de Lady Macduff e dos seus filhos.
As notícias da morte da mulher e dos filhos chegam a Macduff já em Inglaterra. À dor que sente segue-se o planeamento da vingança juntando-se a Malcolm que conseguira levantar um exército em Inglaterra contra Macbeth. A invasão tem o apoio dos nobres escoceses que receiam cada vez mais o reinado tirânico e sangrento de Macbeth. Lady Macbeth, entretanto, começa a sofrer de episódios de sonambulismo e a sonhar com as mãos manchadas de sangue. Antes da chegada do exército inglês, Macbeth recebe as notícias do seu suicídio, o que o mergulha num profundo desespero. Contudo, espera o ataque do exército inglês e fortifica o castelo de Dunsinane aonde se refugiou, certo da impossibilidade de concretização da profecia das bruxas. No entanto, fica apavorado ao saber que o exército inimigo avança sobre o castelo protegido com escudos feitos da madeira do bosque de Birnam. A floresta de Birnam avança, de facto, sobre Dunsinane cumprindo a profecia.
Imagem 5. No decorrer da batalha, Macbeth luta furiosamente, mas as forças inglesas avançam no terreno e pelo castelo. No campo da batalha, Macbeth defronta-se com Macduff que lhe declara que ele, Macduff, não nascera do útero de mulher mas dele fora arrancado violentamente (o que nós hoje chamaríamos de cesariana). Certo do desfecho, Macbeth continua a lutar valorosamente até que Macduff o vence e lhe corta a cabeça.
Malcolm vitorioso, agora rei da Escócia, declara que o seu reinado será benevolente e convida todos para a cerimónia de coroação que terá lugar em Scone.
in http://www.sparknotes.com/shakespeare/macbeth/summary.html
Imagem 6.
Quando Kurt se sentou para escrever o bilhete de suicídio, no Hotel Excelsior, pensou em Shakespeare e no Príncipe da Dinamarca. Dois meses antes, durante a tentativa de cura no Rancho de Canyon, o médico avisou-o que só tinha dois caminhos à escolha: a dependência — que o haveria de conduzir à morte — e a abstenção, e que da sua resposta dependeria a vida ou a morte. Kurt respondeu, “Quer dizer, tal como Hamlet? O Dr. Baker diz que, tal como Hamlet, tenho de escolher entre a vida e a morte. Eu escolho a morte.”
[…] Courtney declarou aos jornalistas que Kurt não lhe “escaparia” tão facilmente. “Segui-lo-ei pelo inferno adentro” afirmou.
Imagem 7. Através de toda a podridão que envolvera a sua vida — tanto interna como externa — duas coisas tinham permanecido sagradas: o compromisso de que nunca seria como os seus pais e a promessa de que os filhos, se os viesse a ter, cresceriam num mundo melhor. Contudo, nos inícios de janeiro de 1992, Kurt não cessava de se interrogar se o castigo divino por todos os desenhos que fizera na infância de “bebés talidomida” não seria justamente o ter um filho assim.
in Heavier than Heaven, Charles R. Cross
[1] Thane é um grau de nobreza escocês, sem tradução exata. Pode optar-se por barão ou conde.
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Sinopse
O holandês Gerardjan Rijnders é um dos dramaturgos mais fascinantes da atualidade. Após um encontro com o casal de atores Gonçalo Waddington e Carla Maciel, decidiu escrever uma peça de teatro para eles sobre dois outros casais: o casal Macbeth, a partir de Shakespeare, e Kurt Cobain & Courtney Love, a partir da biografia Heavier than Heaven de Charles R. Cross.
Macbain é uma adaptação da peça Macbeth de William Shakespeare.
Nela vemos o casal Macbeth, rei e rainha, juntos até ao fim das suas vidas. Na peça de William Shakespeare deixamos de ver este casal juntos a partir do quarto acto. Fiquei curioso sobre como é que este casal iria reagir se eles tivessem ficado junto até ao fim. Eu tinha também alguns devaneios sobre detalhes que não tinham sido explicados na peça em si mas que no entanto tinham sido sugeridos no monologo da Lady Macbeth (acto 1, c 8); O que é que era o juramento que Macbeth teria feito à Lady Macbeth? O que é que tinha acontecido ao filho bastardo dela?
Também fui inspirado pela a biografia da vida de Kurt Cobain (e consequentemente de Courtney Love) Heavier than Heaven de Charles R Cross após ter encenado a peça Macbethem Amesterdão. Fiquei impressionado pelo paralelismo entre a vida destes casais, um ficcional e o outro real; a loucura, a feitiçaria, as drogas, alucinações, a paranóia, a obsessão com bebés (e placentas), a dor e o medo constante e uma relação de amor-ódio intensa aonde o homem age mais como uma criança e a mulher mais como um homem.
A peça Macbain é composta por textos da peça de William Shakespeare e citações de Kurt Cobain misturados com textos originais.
Espero ter sucedido ao criar um retrato de um casamento penoso. Mas também um retrato de um casamento entre um governante e a sua mulher. Por isso Macbain é, infelizmente, também um retrato sobre aqueles no poder.
Gerardjan Rijnders