Sinopse
Sonic Scope #10 programado por Grain of Sound
Nova oportunidade de podermos escutar dois momentos adiados da décima edição do festival Sonic Scope, ocorrido na nossa sala, em Novembro passado. O primeiro momento é de Sei Miguel, que nos traz duas peças em estreia e uma nova versão para Muraiami rocks. Todas as obras são assumidamente “paisagens sonoras” perfilhadas pelo impacto que Ryoanji (1985), de John Cage, provocou no trompetista e compositor português.
Na segunda parte, Carlos Santos e Paulo Raposo utilizam a imagem do topophone – um rudimentar instrumento de audição para localização de sons à distância – para se debruçarem sobre gravações de espaços urbanos desertos e vestígios de actividades sonoras humanas em fluxo contínuo, como condutas de ar, por exemplo. Exploram o equilíbrio entre a interdependência dos sons registados e sons gravados e manipulados ao vivo, proporcionando correntes de tensão e fragilidade, silêncio e movimento, abrindo novos espaços de difusão e novas formas de percepção sonora.