Sinopse
Em colaboração com a Filho Único
The Dream, editado em 2006, foi o primeiro, e único até à data, disco que mostrou a interessados e curiosos o elevado nível de excepção em que este trio de músicos sediado em Nova Iorque navega. Com uma dinâmica de colectivo fluida e pujante, assente numa congruência admirável de dinâmicas e registos ao longo do disco, uma combinação quase homeoestática de improvisações mais extensas e breves interlúdios, o álbum expõe Daniel Carter a tocar piano pela primeira vez, num estilo reminiscente do incontornável Cecil Taylor ou de Dave Burrell, William Parker a espraiar-se em encantações amplas em tuba e Federico Ughi afirmando-se como um baterista com níveis de energia e entrega evocatórias de um Rashied Ali, do período Interstellar Space de Coltrane. No entanto, é com base na instrumentação típica e querida a cada um deles, Carter em sopros e piano, Parker no contrabaixo e Ughi na bateria, que a actuação no Teatro Maria Matos tomará forma e conteúdo.